fbpx
Amor próprio.

Amor próprio.

Quem é a pessoa mais importante da sua vida?

Eu não sei qual foi a sua resposta, mas posso te garantir que se você não respondeu que a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo, você provavelmente tem um baixo índice de amor-próprio, mas pera aí, fique tranquilo que isso ainda não é um problema.

As vezes temos dificuldade de considerar que somos a pessoa mais importante de nossa vida porque isso pode parecer egoísmo, narcisismo ou coisa parecida, mas eu vou te explicar o porquê é importante nos considerar a pessoa mais importante de nossas vidas.

Eu resolvi fazer esse post, porque nessa semana eu conversei com várias pessoas que estavam com problemas de relacionamentos amorosos, eu nunca tive tantos chamados no Instagram sobre esse assunto, e muitas dessas pessoas tinham uma coisa em comum que era um baixo nível de amor-próprio.

As pessoas com baixo nível de amor-próprio sofrem muito com desanimo, perdem a vontade de crescer, de se autodesenvolver, tem uma forte propensão a desenvolver depressão e muitas vezes se tornam vítimas de relacionamentos abusivos, e quando falo relacionamentos abusivos, não me refiro a unicamente relacionamentos amorosos não, pode ser um relacionamento familiar entre pais e filhos ou entre irmãos, pode ser no ciclo das amizades, ou até mesmo no trabalho.

Um relacionamento abusivo não significa apenas violência física, o mais comum é a violência psicológica, pessoas enfrentando diariamente, críticas, xingamentos, desaforos, sendo exploradas pelas outras pessoas. Isso é muito comum mesmo.

Agora por outro lado uma pessoa com um altíssimo nível de amor próprio, pode se tornar um opressor, gosta tanto de si mesma que se julga melhor que as outras pessoas, se tornam pessoas arrogantes, egoístas e soberbas, consideram que todas as outras pessoas são inferiores, e esse tipo de atitude também destrói a sua própria felicidade, porque todos vão se afastando, e a solidão é o mais comum de acontecer com uma pessoa de com amor próprio exagerado, e muitas vezes essa pessoa nem se dão conta disso.

O ideal na questão do amor-próprio e conseguir estabelecer um ponto e equilíbrio, se valorizar, mas também manter o respeito ao valor do outro, não permitir ser mal tratado e por consequência não maltratar também.

Se você gosta de si mesmo você vai respeitar os outros porque eles também têm direito a ser bem tratados.

Veja, uma forma de pensar é a seguinte, você recebe exatamente a mesma coisa que você entrega, se você entrega respeito, você recebe respeito, se você entrega atenção, você recebe atenção, se você entrega amor você recebe amor, fácil assim, e desse jeito você acaba tendo uma forma muito clara de reconhecer quem é,  e quem não é reciproco e daí você pode identificar quem a sua volta vale a pena manter e quem você deve se distanciar.

E se você tem alguma dúvida de como fazer para se afastar das pessoas que te fazem mal, que não são reciprocas, aqui tem um outro post que pode te ajudar.

Pra você ter uma vida plena, você tem que se autoconhecer, tem que aprender a dizer não, tem que aprender a dizer basta, entender o que te faz bem e o que não te faz bem.

Não é possível ter uma vida com prosperidade em qualquer área se você não se tornar uma pessoa melhor, e essa melhoria é constante.

Você tem que ser uma pessoa melhor antes de ter uma vida melhor, você melhora a si mesmo e sua vida melhora por consequência.

E aproveitando essa questão de se tornar uma pessoa melhor e fundamental que você busque ajuda de quem já passou por todo esse processo, e nisso eu posso te ajudar, eu não sei quando você lendo este post, mas eu estou escrevendo em janeiro de 2021 e nesse momento eu acabei de abrir minha agenda para atendimento dos próximos meses em sessões individuais de autodesenvolvimento, essas sessões são totalmente on-line, e já ajudaram centenas de pessoas a melhorar seus relacionamentos e suas vidas, se você tiver interesse em desenvolver essas melhorias na sua vida, me manda um direct no instagram que eu te passo todas as informações de como funciona as sessões e se ainda tem vaga.

Fica atento a suas atitudes, seja uma pessoa melhor para ter uma vida melhor, não se engane o contrário não existe, não espere ter uma vida melhor para depois ser melhorar, você vai ficar esperando a vida toda e nada vai mudar.

Um grande abraço, e muita prosperidade para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *